segunda-feira, 13 de julho de 2009

DROPES 3 - "Antropologia social"

Prof. Adjedan


Na verdade, o que nos constitui como sociedade é a nossa singularidade. A tradição coletiva é o que nos faz ter consciência da transcendência da vida. A cultura, portanto, é o elemento chave da organização social. Não somos como um agrupamento de formigas, que existe sociedade por existir hierarquização de funções sociais, mas não existe cultura por falta da consciência do estilo de vida.

Um comentário:

Flávio Furtado de Farias disse...

.Adjedan, verdade! Não dá, por um lado, para deixar de perceber o ser humano como singular dentro do universo que é capaz de perceber. Cultura, talvez, seja de fato este determinante, ou melhor, "a cultura", com um artigo definido relacionando-a a uma "tradição coletiva... que nos faz ter consciência da transcendência da vida". Porque, por outro lado, não sejamos tão singulares assim, mas apenas uma singularidade fruto de percepção própria, autoilusão.

Mas, aceitando-se, antropocentricamente, a premissa, vale-nos a responsabilidade de reflexão sobre esta. Já que isto nos dá um livre arbítrio. Opa! antropologia social pode nos condenar a olhar em um espelho severo!
.