quarta-feira, 27 de maio de 2009



REFLEXÕES PARA O PRÓXIMO MÓDULO - Profissão Docente: Bases Antropológicas, Filosóficas, Históricas e Sociológicas
PEDRO ADJEDAN

A ação educativa contemporânea requer dos docentes o desprendimento de limitações intrínsecas ao pensamento retrógrado da educação tradicionalista vislumbrado a partir de uma análise antropológica do papel do educador. Esse desprendimento, contudo, nos faz perpassar por pressupostos implícitos na ação de educar, tornando a prática educativa mais lúcida a partir de uma investigação filosófica, que segundo Dermeval Saviani "a filosofia da educação é a reflexão (radical, rigorosa e de conjunto) a respeito dos problemas que a realidade educacional apresenta."

OS PRESSUPOSTOS IMPLÍCITOS DA AÇÃO EDUCATIVA são:

1. ANTROPOLÓGICOS (O que é o homem?)
2. Epistemológicos (O que é conhecer?)
3. Axiológicos (O que é valor?)
4. Políticos (Onde está o poder?)

Teremos um bom debate neste próximo módulo.

Um comentário:

Flávio Furtado de Farias disse...

Adjedan, que provocação maravilhosa. Quando estaremos seguros para exercitar o educar? Em toda sua potencialidade.