quinta-feira, 28 de maio de 2009

PONDERAÇÕES HISTÓRICAS E ANTROPOLÓGICAS SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA (OU SOBRE A EDUCAÇÃO)

POR PEDRO ADJEDAN

De acordo com o tempo histórico a educação possui características distintas, tendo em vista cada contexto temporal que a historiografia registra. Essas diferenças podem ser observadas entre as sociedades tribais primordiais e as sociedades que possuem uma maior complexidade nas suas relações sociais, onde nesta última, a educação possui um caráter elitista e excludente, com sérias restrições aos indivíduos de posição inferior na pirâmide social, chegando a ser considerada (des)necessária à esta camada da população. Este paradigma faz surgir uma escola de concepção dualista, deixando em ênfase a dicotomia do "trabalho intelectual versus trabalho manual". Essa dicotomia faz emergir uma co-relação de forças antagônicas, ou seja, um processo dominador... e essa dominação não é perceptível pela classe dominada, pois tão grande é o seu conformismo subliminar por consequência da alienação programada, trazida exatamente pelas restrições aos indivíduos de menor poder econômico ou simplesmente de posição social inferior.

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